2006/10/18

Culto da volência

É aflitivo ver a forma como a cultura de violência se tem vindo a instalar na nossa sociedade. A sociedade ocidental, em geral, falhou.

Falhou na forma como se tornou laica porque não substitui a moral religiosa por outra moral qualquer. Há um vazio completo de ética, não há modelo comportamental, assim sendo o homem regride para a barbárie. A Lei sofreu uma evolução no sentido da complexidade e da especilização das suas actividades (Magistrados, legisladores e advogados) que a afastou dos cidadãos, criou-se então um vazio que a moral religiosa ocupou, mas com a evolução da sociedade para uma mais laica o vazio das normas de conduta voltou a surgir.

A minha geração e as seguintes foi educada num ambiente de falta de regras éticas universais. Os meus pais deram-me uma formação ética, mas os valores que me transmitiram não coincidiam com os dos meus companheiros de geração, houve choques e desavenças por faltar um conjunto de valores éticos comuns. Longe de mim defender um regime espartano que elimine o direito à diferença, mas uma "Cidade" deve ter uma cultura dominante, e parte inportante dessa cultura é a ética, o conjunto de regras comportamentais reconhecida por todos e seguida pela maioria.

A ética dominante no momento actual da nossa sociedade é: Obtém os objectos que quiseres recorrendo aos métodos que puderes.

Vai? Racha? ...

Sem comentários: