2005/06/23

O Mosh

Quando eu tinha vinte anos, há dez anos atrás, a ideia de mosh era diferente, mas hoje o termo mosh engloba o que na altura se chamava Slam ou Slam Dancing, Stage Diving e Crowd Surfing.

O Stage Diving é, tal como o nome indica, um salto do palco para o público. Idealmente o público deve amparar a queda da pessoa que salta, e este salto pode ser seguido de algum tempo de Crowd Surfing.

No Crowd Surfing há uma pessoa que é segura por vários membros do público e fica na horizontal acima das cabeças de quem suporta o surfista, o público deve ir passando essa pessoa para as mãos de outros até se chegar a uma das extremidades do mar de gente ou o surfista querer descer.

O Slam é um tipo de dança em que os dançarinos saltam e correm na direcção uns dos outros, normalmente com os braços flectidos e os cotovelos para fora para proteger o corpo, existe muito contacto físico entre os dançarinos que pode ser doloroso, dependendo do peso e velocidade dos praticantes. A correr e a saltar muda-se de direcção em consonância com a música, normalmente é formado um círculo em que as pessoas na sua orla não estão a moshar, e no centro mosha-se; a excitação de quem entra na roda sobe imediatamente e é uma actividade esgotante, tal como os desportos radicais é viciante.

Embora cada tipo de música possa ter regras específicas, existe um conjunto de regras universalmente aceites pelos praticantes de Slam:

1. Qualquer pessoa é aceite desde que respeite as regras do tipo de música.
2. Se alguém cair, parar imediatamente o mosh para retirar a pessoa da roda.
3. Anéis, pulseiras de bicos e outros objectos salientes não são aceites.
4. Pontapés e socos normalmente não são aceites (depende do tipo de música).
5. Quem está na orla da roda deve proteger quem está fora da roda.
6. Quem está na orla da roda deve deixar sair quem quiser sair.
7. Quem está na orla da roda deve empurrar para o centro da roda quem não quer sair.

Bibliografia: http://en.wikipedia.org/wiki/Mosh_pit

3 comentários:

Isa Maria disse...

Fiquei ilucidadda. Bigadissimo.

Rui Sousa disse...

Foi um prazer.

Anónimo disse...

pois então o mosh n passa de uma serie de gajos e gajas ( minoria ) cabeludos, skins e cristas em actividade masoquista e a extravasar o stress acumulado.