2005/06/14

Filosofia Budista II

"(...)modificar a mente(...)"

Sendo a nossa mente composta por vários pensamentos que são influenciados por ideias armazenadas na nossa memória, e tendo este pensamentos influência no nosso comportamento, para obter mudanças no nosso comportamento devemos modificar a nossa mente.

Devido ao nosso passado pessoal recebemos pensamentos do nosso inconsciente que podem ser negativo para nós e para outros, como o ódio, a sexualidade distorcida ou pensamentos violentos, esses pensamentos podem instalar-se na nossa mente e exercer grande pressão sobre a nossa consciência.

Devemos ser capazes de "limpar" a nossa mente a cada momento, retirando de lá todos os pensamentos negativos para nós ou para outros.

Por vezes há resistência a esta mudança usando como desculpa a ideia de que "eu sou sim", nada mais ilusório. Se tentarmos encontramo-nos o mais provável e não encontrar nada, porque nós não somos seres constantes e imutáveis, as nossas ideias mudam com o tempo. Podemos encontrar alguém que seja igual ao que já fomos, com as mesmas características e defeitos, e não sermos capazes de a suportar. O "eu" está em permanente mutação, a ilusão de uma identidade é um dos obstáculos à modificação, para melhor, da mente.

Sem comentários: