2004/11/17

Literatura na antiguidade.

Acabei de fazer o meu exame de Civilizações Pré-Clássicas na Universidade Aberta. Ao estudar para ele encontrei algo que quero partilhar convosco, um poema de Amenófis IV, também conhecido como Akhenaton, dirigido à sua esposa Nefertiti:

"Aspiro o delicado hálito da tua boca.
Todos os dias admiro a tua beleza.
Desejo ardentemente escutar a tua doce voz,
mesmo quando tem a forma do vento do norte,
a fim de que os meus membros rejuvenesçam pelo teu amor.
Dá-me a mão e faz que eu receba o teu espírito
e que eu viva através dele.
Chama eternamente pelo meu nome
e ele jamais será esquecido."

Este poema foi escrito entre 1367 a.C. e 1333 a.C., datas prováveis do reinado de Amenófis IV.

Podem ver o lindo busto de Nefertiti: http://en.wikipedia.org/wiki/Nefertiti

Sem comentários: