2005/01/10

Definição de requisitos

Uma fase muito importante de um projecto informático é a definição de requisitos. É nesta fase que a equipa de projecto fala com o cliente para compreender o que ele espera da solução informática que vai ser desenvolvida.

Muitos dos problemas que, de uma forma demasiado costumeira, surgem nestes projectos advêm de problemas na definição dos requisitos, ou até da sua inexistência. Nem sempre é fácil o cliente conseguir explicar o que pretende, sendo o mais comum nem sequer saber o que quer, e também é difícil o informático compreender exactamente as necessidades do cliente. O informático, que tem uma formação técnica especializada, não conhece o negócio do cliente, não faz a mínima ideia de como funciona um aviário ou um laboratório de análises clínicas; por outro lado um engenheiro químico não sabe que informação é relevante para o informático e qual é acessória.

A comunicação entre as partes é delicada e as probabilidades de sucesso são baixas, sendo a informática uma arte nova (só agora começa a haver informáticos na reforma) ainda tem muito que evoluir e da mesma forma que se tem avançado a nível das ferramentas também existe evolução ao nível das metodologias. Para facilitar esta comunicação, e aproximar o projecto do sucesso, na década de noventa surgiu uma linguagem de modelação, a Unified Modeling Language (UML), uma linguagem pictográfica que permite modelar de uma forma acessível a todos as realidades extra-informáticas que têm que ser transpostas para o software.

Tenho utilizado a UML nos últimos projectos em que trabalhei e devo dizer que a diferença é considerável.

Sem comentários: