2004/12/20

Bússula Política

Respondi ao questionário do Political Compass, Bússula Política na versão portuguesa disponível no Público, e devo dizer que fiquei surpreendido com o resultado:

Esquerda / Direita: -2.75
Autoritarismo / Libertarianismo: -5.79

Sempre me considerei democrata com tendências anarquistas, mas nunca do centro esquerda... à direita do Socrates?!!!

Fiquei ainda mais chocado quando li, no artigo da autoria de Pedro Magalhães, que "não é por acaso que a maior parte dos bloggers portugueses que vão divulgando os resultados que obtêm no Political Compass, mesmo os que se definem “à direita”, apareçam, por vezes para seu enorme espanto, na “esquerda libertária”. “Esquerda” porque vivem em Portugal e na Europa, partilhando, talvez sem disso se darem conta, dos seus consensos." Disto entendo que o centro dos valores económicos na europa está mais à esquerda do que o centro noutros países, será que os meus -2.75 representarão o centro do eixo económico na Europa?!

Enfim...

nosce te ipsum

A nossa existência é feita de uma sequência de mortes e renascimentos, o nosso eu vai morrendo e outros vão nascendo ao longo do tempo. Há momentos em que nos apercebemos da mudança, que é inevitável, e neles devemos assinar a certidão de óbito do eu morto para receber com alegria o eu acabado de nascer.

Sem comentários: