2004/08/31

Hidrogénio vs. Petróleo

O petróleo, por ter tanto peso na economia, afecta de uma forma profunda a política, gerando algumas tensões e conflitos em todo o planeta. Mas já existem alternativas, principalmente na indústria automóvel, que poderão permitir uma mudança radical na forma como alguns países interagem.

O hidrogénio é um candidato a substituto do petróleo cada vez mais sério, na Califórnia vão-se instalar três postos de distribuição de para ser utilizado como combustível para veículos automóveis. Mais informação aqui: www.fuelcelltoday.com

Por outro lado a indústria automóvel também está a investir nesta tecnologia que permitirá substituir os combustíveis fósseis por outros mais baratos, mais amigos do ambiente e mais facilmente acessíveis a todos: Mazda

Dos vários tipos de postos que vão ser testados aquele que gera H2 in situ, através de electrólise de água, é o mais interessante. Esse só tem água no estado líquido, com riscos nulos de explosão do posto ou dos veículos de transporte, aumentando a segurança em relação aos hidrocarbonetos. O Hidrogénio é armazenado no estado gasoso no veículo em tanques pressurizados. O ideal seria a produção do gás dentro do veículo, reduzindo dessa forma os riscos de explosão do hidrogénio armazenado nos tanques.

O principio químico é este (em linguagem pseudo-cientifíca):

Electrólise:
(energia) + 2 H2O -> 2H2 + O2

Combustão:
2H2 + O2 -> 2 H2O + (energia)


2 comentários:

Anónimo disse...

O risco de explosão dos tanques de hidrogénio presurizado a 10000 psi (680 atmosferas), segundo alguns entendidos, é menor do que o da gasolina em estado líquido. :)

Já estou a imaginar a festa que vai ser, sexta-feira à noite na 24 de Julho, com fogo de artifício!
Bom artigo!

Abraço.

Anónimo disse...

Como é que corrige a porcaria do comentário? :D

presurizado -> pressurizado