2005/05/09

Comunicação segura na antiguidade

As comunicações que César estabelecia com os seus homens de confiança poderia ser fulcral para o sucesso das campanhas, se contra os Gauleses, Bretões e Germanos a probabilidade de o inimigo compreender o latim escrito fosse baixa, o mesmo não era verdade durante a guerra civil que opôs César a Pompeio e depois a Catão.

Segundo Suetónio escreveu Júlio César cifrava as suas mensagens com um método que ficou conhecido como “Cifra de César".

Em que consiste esta cifra?

Se atribuirmos um índice numérico a cada letra do alfabeto (a=1, b=2, etc.), e se somarmos um valor a cada um dos índices das letras de uma palavra, obtemos uma palavra cifrada. O valor que é adicionado a cada um dos índices é a chave para cifrar e decifrar.

Exemplo:

Palavra a cifrar: Júlio
Chave: 3
Palavra cifrada: nzomr

Embora este método seja falível, bastam 26 tentativas para encontrar a chave e obter o texto decifrado, na época é provável que tivesse tido bastante êxito. Nem todos os inimigos de César eram letrados, e mesmo os que o eram teriam alguma dificuldade em perceber que o texto estava cifrado, para isso teriam que saber o que é uma cifra e como a utilizar.

2 comentários:

Isa Maria disse...

já aprendi qualquer coisa.

Rui Sousa disse...

Se quiseres publicá-lo no Arqueoblogo, força. Só peço que faças referência a este blog.