2004/06/07

Rock in Rio 04 de Junho de 2004

Pois é… Lá fui ao Rock in Rio, os metaleiros estavam lá, os novos e os velhos. Foi muito curioso ver a diferença entre gerações no público do dia do metal; de um lado os miúdos imberbes com t-shirts de Slipknot, Linkin Park e Korn; do outro lado os cotas com t-shirts de Metallica, Iron Maiden e Sepultura.

Os cotas, em que eu me incluo com a minha t-shirt de Metallica, estão quase todos carecas, barrigudos e com alianças nos dedos. Mas lá estávamos todos juntos no Slam!

Quando cheguei já Moonspell estava a tocar, embora não seja grande fã tenho que dizer que eles são uma grande banda. Grande mesmo. Foi um concerto muito bom, mas como não sou grande fã fiquei à sombra das árvores a beber umas Sagres.

Depois desci para ouvir Sepultura: “Agora é que vai ser fixe!” – pensei.

E foi!

O novo vocalista safa-se bem. Os pontos altos, para mim, foram “Biotech is Godzilla”, “Refuse/Resist”, “Roots” e, claro, “Slave New World”. Só não pude saborear melhor a música “Bibotech is Godzilla” porque houve um bacano que se aleijou mesmo à minha frente e estive a ajudar a sacá-lo de lá. Felizmente estávamos perto do corredor central e tirámo-lo de lá num instantinho.

Durante Spliknot fui jantar... E ainda bem, eles tocaram um bocado mal...

Icubus foi fixe. Não tocaram o “Pardon Me”, mas “Drive”, “Wish you were here” e “Nice to know you” foram muito bons e mobilizaram o público para cantar alto e em bom som.

E depois foi a vez dos reis. Os Metallica, além da qualidade das suas composições, sabem montar um espectáculo. Eles são profissionais, sabem muito bem o que andam a fazer, e sabem-no há muitos anos. Quem já viu vários concertos dos Metallica não estava à espera de menos, nem à espera de mais, os Metallica são aquilo: Boa música com uma apresentação excelente, sempre com o objectivo de agradar ao público, o que conseguem invariavelmente. A encenação do “One” estava bastante boa, assim como a do “Enter Sandman”, com os fogos de artifício e efeitos sonoros a darem mais consistência a músicas que já são por si só excelentes.

Resumindo:

As músicas do Chaos A.D. dos Sepultura; “Megalomaniac”, “Nice to know you” e “Wish you were” dos Incubus; “One”, “Creping Death”, “Battery”, “Blackened”, “Harvester of Sorrow”, “Leper Messiah”, “Welcome Home Sanatorium” e finalmente “Master of Puppets” dos Metallica foram os melhores momentos da noite. Para mim claro.

Sem comentários: