2005/12/07

Olá

Aqui estou novamente, ainda anda por aí alguém?

Com as mudanças feitas, já tenho mais vagar para escrever.

E sobre o quê? Que tal sobre os crucifixos nas escolas?

A constituição define a república portuguesa como um estado laico onde há liberdade religiosa. Num estado laico as escolas estatais não devem ter quaisquer símbolos religiosos para evitar que as crianças sejam levadas a pensar, erroneamente, que essa é a opção religiosa defendida pelo sistema educativo do estado.

Tirem os pauzinhos da parede e ponham um paninho com a bandeira da república. Cante-se o hino uma vez por semana e ensine-se a Constituição de 1976, com as respectivas revisões, ensinem-se os princípios de liberdade de expressão, de igualdade perante a lei, de liberdade de pensamento, enfim de democracia que a nossa Constituição defende.

A tradição vale o vale, tem coisas boas e tem coisas más. Há que ter critério e ética para defender o que é bom e eliminar o que é mau. Um cozido à portuguesa é bom, uma tourada nem por isso; um fado é bom, a discriminação das mulheres nem por isso; as fogueiras dos santos populares são boas, as fogueiras do terreiro do paço nem por isso.

Se não souberem o que fazer com os pauzinhos e com a tradição podem entregar-mos que dão sempre jeito para acender as fogueiras.

Viva a República e a Constituição!